SÃO PAULO - Assim como na Ásia, os investidores na Europa receberam bem a notícia sobre nova ajuda à Grécia, acertada no encontro de ontem de líderes europeus em Bruxelas. As ações de bancos estavam entre as altas, como Royal Bank of Scotland (RBS), Barclays e Commerzbank.
Além do acerto de mais recursos para os gregos, o encontro definiu que o fundo de resgate estabelecido no ano passado vai ter um papel mais amplo, para evitar que a crise da dívida europeia faça mais vítimas.
Há pouco, o FTSE 100, de Londres, subia 0,67%, aos 5.939,32 pontos. O CAC 40, de Paris, registrava valorização de 0,68%, ficando em 3.842,61 pontos. O DAX, de Frankfurt, somava 7.322,59 pontos, com alta de 0,45%. Em Madri, o Ibex 35 avançava 1,04%, para 10.121,60 pontos. Na praça de Milão, o FTSE MIB se encontrava em 19.576,26 pontos, elevação de 0,44%.
O desfecho do encontro foi elogiado por vários representantes europeus, como a chanceler alemã Angela Merkel e o premiê da Grécia, George Papandreou. A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, manifestou em nota o contentamento com os passos alcançados pelos representantes europeus.
'Nós recebemos muito bem os termos de financiamento mais favoráveis oferecidos pelos Estados-membros do euro e o compromisso deles em oferecer apoio aos países com programas até que eles reconquistem acesso aos mercados. Também estamos animados pela votande do setor privado de apoiar a Grécia em uma base voluntária', disse Christine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário